Burger King aposta em hambúrguer de gado com baixa emissão de metano

Burger King menos metano

Na semana passada, a cadeia de fast-food Burger King anunciou um novo hambúrguer feito com carne bovina criada a partir de uma dieta que resulta em menos emissões de metano pelo gado durante sua criação e engorda. De acordo com a empresa, a dieta especial, baseada em capim-limão, foi capaz de reduzir as emissões diárias desse gás de efeito estufa em cerca de 33%.

O metano é subproduto do processo digestivo do gado e um dos gases de efeito estufa mais potentes, com poder de aquecimento cerca de 28 vezes maior que o do CO2. A emissão do metano pelo gado é o principal impacto da pecuária sobre o clima global e, por essa razão, especialistas e organizações ambientalistas reforçam a importância de se diminuir o consumo de carne bovina para limitar o aquecimento global. Como o Carbon Brief ressaltou, as emissões de metano crescem em ritmo recorde, o que preocupa cada vez mais os cientistas.

A novidade foi recebida com um mix de reações. Por um lado, o esforço de redução das emissões de metano é visto como um caminho possível (ainda que limitado) para a redução do peso climático do consumo de carne. Por outro lado, a iniciativa ainda é limitada e está em estágio inicial, o que limita seu impacto. A BBC destacou que alguns pecuaristas não gostaram do tom da campanha publicitária, que utilizou “clichês” sobre a pecuária de maneira grosseira. Além disso, a Popular Science cita a opinião de alguns especialistas, que chamaram a atenção para o uso pela empresa de resultados de uma pesquisa ainda em desenvolvimento, sem explicar as circunstâncias efetivas desta redução de metano.

 

ClimaInfo, 21 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)