Enchentes deixam 4 milhões de desabrigados na Índia e no Nepal

inundações Índia Nepal

As fortes inundações causadas por chuvas intensas na última semana deixaram quase 4 milhões de pessoas desabrigadas no estado de Assam, no nordeste da Índia, e no Nepal. De acordo com autoridades locais, pelo menos 189 pessoas morreram por conta da subida da água e de deslizamentos de terra.

“A situação das inundações permanece crítica, com a maioria dos rios subindo para níveis acima da faixa de perigo”, alertou Keshab Mahanta, ministro de recursos hídricos de Assam, à Reuters. No Nepal, o governo alerta que o número de mortos pode ser maior, já que 48 pessoas seguem desaparecidas. Além disso, as chuvas devem continuar caindo até o final desta semana, o que pode causar mais danos na região.

As fortes chuvas de monção também causaram danos na China, conforme destacado aqui ontem. O South China Morning Post apontou que as perdas humanas e materiais que as enchentes causaram no país estão associadas tanto à intensificação das chuvas, resultado da mudança do clima, quanto ao aterramento de terrenos no entorno de rios e lagos, muitas vezes realizados de maneira irregular. Com a subida da água, essas áreas acabaram sendo inundadas rapidamente.

 

ClimaInfo, 21 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)