Enchentes deixam 4 milhões de desabrigados na Índia e no Nepal

20 de julho de 2020

As fortes inundações causadas por chuvas intensas na última semana deixaram quase 4 milhões de pessoas desabrigadas no estado de Assam, no nordeste da Índia, e no Nepal. De acordo com autoridades locais, pelo menos 189 pessoas morreram por conta da subida da água e de deslizamentos de terra.

“A situação das inundações permanece crítica, com a maioria dos rios subindo para níveis acima da faixa de perigo”, alertou Keshab Mahanta, ministro de recursos hídricos de Assam, à Reuters. No Nepal, o governo alerta que o número de mortos pode ser maior, já que 48 pessoas seguem desaparecidas. Além disso, as chuvas devem continuar caindo até o final desta semana, o que pode causar mais danos na região.

As fortes chuvas de monção também causaram danos na China, conforme destacado aqui ontem. O South China Morning Post apontou que as perdas humanas e materiais que as enchentes causaram no país estão associadas tanto à intensificação das chuvas, resultado da mudança do clima, quanto ao aterramento de terrenos no entorno de rios e lagos, muitas vezes realizados de maneira irregular. Com a subida da água, essas áreas acabaram sendo inundadas rapidamente.

 

ClimaInfo, 21 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar