Jovem processa governo australiano por risco financeiro causado por inação climática

Uma estudante australiana de 23 anos entrou com ação na justiça contra o governo de seu país alegando que ele não divulgou riscos relacionados à mudança do clima na venda de seus títulos soberanos no mercado financeiro. Este é o 1º caso de litígio climático no país.

De acordo com Kathleen O’Donnell, quem comprou títulos do governo da Austrália deveria estar ciente dos riscos decorrentes da crise climática, que podem dificultar o pagamento da dívida pelas autoridades do país. “Estou processando o governo porque tenho 23 anos [e] acho que preciso estar ciente dos riscos para o meu dinheiro e para toda a sociedade e a economia australiana”, disse.

O litígio foi destacado na imprensa internacional em veículos como Reuters e BBC News.

Em tempo: Vale a pena ler a matéria do The New York Times sobre a vida e a luta da nova geração de ativistas climáticos. Aproveitando o espaço que vem sendo aberto por Greta Thunberg, adolescentes como Jamie Margolin estão levantando a bandeira da ação climática e destacando essa luta como uma questão de vida ou morte – afinal, eles fazem parte da 1ª geração que cresceu já sob os alertas da ciência sobre a gravidade da mudança do clima e a necessidade de ação.

 

ClimaInfo, 24 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)