“Política ambiental de Bolsonaro prejudica toda a América Latina”, alerta Juan Manuel Santos

Juan Manuel Santos

Prêmio Nobel da Paz por seu papel na pacificação na Colômbia, o ex-presidente Juan Manuel Santos é pouco diplomático na hora de falar sobre o presidente brasileiro Jair Bolsonaro.

“Me preocupa muito, me dói muito como latino-americano o que ocorre no Brasil. O que Bolsonaro faz sobre o meio ambiente e a ordem internacional multilateral, no longo prazo, prejudicará toda a América Latina”, disse Santos, em entrevista a Rodrigo Cavalheiro no Estadão. “A pandemia mostra que falar e atuar só com base na intuição e na ideologia não traz bons resultados”.

Na conversa, Santos falou também do risco que a América Latina sofre com a emergência de governos populistas e seus efeitos sobre a representatividade da região nos órgãos multilaterais e nas negociações internacionais. Sobrou inclusive para o ministro Ricardo Salles: “Não conseguimos realmente entender isso. O ministro do meio ambiente sendo menos ambientalista que a ministra da agricultura. São as contradições produzidas pelos regimes populistas. Demonstra como regimes populistas são contraproducentes”.

Em tempo: A pesquisa feita pelo DataPoder360 sobre a opinião dos brasileiros com relação ao desempenho do governo Bolsonaro na preservação da Amazônia mostra um país dividido: 36% dos entrevistados avaliaram como ruim ou péssimo, seguidos por 30% que consideraram regular e 27% como bom ou ótimo. Entre aqueles que avaliam positivamente o governo Bolsonaro como um todo, 54% apoiam o trabalho deste na Amazônia; 26% o consideram regular; e apenas 6%, ruim ou péssimo. Já entre os que rejeitam o presidente, temos uma inversão: 61% consideram seu trabalho na Amazônia ruim ou péssimo; 26% como regular; e 9%, bom ou ótimo

 

ClimaInfo, 28 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)