Inundações costeiras podem aumentar em 50% até 2100

2 de agosto de 2020

As inundações costeiras em todo o mundo devem aumentar em cerca de 50% por conta da crise climática nos próximos 80 anos, colocando sob risco milhões de pessoas e trilhões de dólares em infraestrutura costeira. Os dados são de uma pesquisa conduzida por cientistas da Universidade de Melbourne (Austrália) e da Universidade de East Anglia (Reino Unido).

Publicado na Scientific Reports, o estudo estima que a área exposta a eventos extremos de inundação em todo o mundo aumentará em cerca de 250 mil km2, um aumento de 48%. Cerca de 77 milhões de pessoas correm o risco de sofrer com inundações nas próximas décadas. Em termos econômico, o prejuízo potencial que a intensificação das inundações costeiras causaria seria de US$ 14,2 trilhões, o que representa 20% do PIB global.

“Embora o nível médio do mar aumente de forma relativamente lenta, descobrimos que riscos de inundação, como marés altas, tempestades e ondas quebradas, se tornarão muito mais frequentes e intensos”, disse Ebru Kirezci, pesquisador da Universidade de Melbourne e principal autor do estudo, citado pelo The New York Times.

As conclusões do estudo também foram abordadas pelos Reuters, Fortune, Daily Mail e Phys, entre outros.

 

ClimaInfo, 3 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar