Inundações costeiras podem aumentar em 50% até 2100

inundações costeiras

As inundações costeiras em todo o mundo devem aumentar em cerca de 50% por conta da crise climática nos próximos 80 anos, colocando sob risco milhões de pessoas e trilhões de dólares em infraestrutura costeira. Os dados são de uma pesquisa conduzida por cientistas da Universidade de Melbourne (Austrália) e da Universidade de East Anglia (Reino Unido).

Publicado na Scientific Reports, o estudo estima que a área exposta a eventos extremos de inundação em todo o mundo aumentará em cerca de 250 mil km2, um aumento de 48%. Cerca de 77 milhões de pessoas correm o risco de sofrer com inundações nas próximas décadas. Em termos econômico, o prejuízo potencial que a intensificação das inundações costeiras causaria seria de US$ 14,2 trilhões, o que representa 20% do PIB global.

“Embora o nível médio do mar aumente de forma relativamente lenta, descobrimos que riscos de inundação, como marés altas, tempestades e ondas quebradas, se tornarão muito mais frequentes e intensos”, disse Ebru Kirezci, pesquisador da Universidade de Melbourne e principal autor do estudo, citado pelo The New York Times.

As conclusões do estudo também foram abordadas pelos Reuters, Fortune, Daily Mail e Phys, entre outros.

 

ClimaInfo, 3 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)