Efeito da pandemia sobre emissões é “temporário” e terá impacto “negligenciável” sobre crise climática

10 de agosto de 2020

A queda nas emissões diárias de carbono causada pela pandemia entre janeiro e abril deste ano teve um impacto muito pequeno para a trajetória de aquecimento do planeta. Essa é a conclusão de um estudo publicado na 6ª feira (7/8) na revista Nature Climate Change e liderado pela Universidade de Leeds (Reino Unido).

De acordo com o estudo, a aplicação de medidas de distanciamento social mais abrangentes nesse período reduziu as emissões diárias em 17%, mas essa queda não teria “impacto mensurável” nas temperaturas globais. Isso porque se o planeta retomasse as atividades econômicas normais agora, mesmo com algumas medidas de restrição até o final do próximo ano, as temperaturas médias até 2030 seriam apenas 0,01°C mais baixas que o esperado antes da pandemia.

O estudo destacou também que as condições para a retomada econômica serão cruciais para se definir a trajetória do aquecimento do planeta nas próximas décadas. Segundo os autores, uma recuperação estimulada por incentivos verdes, com uma transição energética mais forte e acelerada rumo a fontes renováveis, poderá evitar um aquecimento futuro de 0,3°C até 2050. “Agora, é tudo ou nada para a meta de 1,5°C [do Acordo de Paris]”, disse Piers Forster, principal autor do estudo. “Esta é uma oportunidade única para realmente se mudar a direção de nossas sociedades. Não precisamos voltar para onde estávamos [antes da pandemia], porque a crise também é a oportunidade de mudar”.

A pesquisa foi destacada no Brasil pelo Estadão, e no exterior por BBC News, The Guardian e The Independent.

 

ClimaInfo, 11 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar