Mourão defende críticas de Guedes a países ricos que “destruíram” suas próprias florestas

10 de agosto de 2020

O governo Bolsonaro saiu em defesa de Paulo Guedes depois do ministro criticar a Europa e os EUA por conta da pressão ambiental que investidores e empresários vêm fazendo sobre o Brasil.

Questionado se as palavras de Guedes poderiam atrapalhar o diálogo com investidores estrangeiros, Mourão refutou a possibilidade. “Não é questão de que é o jeito mais adequado. É que às vezes, a gente sofre determinadas pressões oriundas de países que não fizeram o trabalho deles em outro período da história”, disse o vice-presidente, citado pelo G1.

Ricardo Salles repetiu o argumento durante a entrevista para a Jovem Pan. Ele defendeu a “franqueza de Paulo Guedes” e criticou a pressão internacional, especialmente de países doadores do Fundo Amazônia – no caso, Alemanha e Noruega – pois os recursos prometidos seriam “mil vezes” maiores que os efetivamente aplicados nele.

Entretanto, o BR Político ouviu o ex-chanceler Celso Lafer e o professor Oliver Stuenkel (FGV), que avaliaram que a fala agressiva de Guedes prejudica o Brasil e compromete ainda mais a credibilidade do país com seus parceiros internacionais. Nessa linha, Bernardo Mello Franco ressaltou n’O Globo o fato de o “liberal” Guedes recorrer ao nacionalismo para se esquivar de perguntas incômodas. “A antidiplomacia ajuda a afugentar investidores e queimar o filme do Brasil no exterior. Não basta aproveitar a pandemia para passar a boiada. É preciso deixar claro que quem manda na queimada somos nós”, escreveu.

 

ClimaInfo, 10 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar