Militar chefiará esforços de combate às queimadas na Amazônia e no Pantanal do Ibama

27 de agosto de 2020

Segue a “dança-das-cadeiras” no ministério do meio ambiente. Depois de trocar a presidência do ICMBio, a pasta deve formalizar a substituição do chefe do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), divisão anti-queimadas do Ibama.

O analista ambiental Gabriel Constantino Zacharias, servidor de carreira do Ibama, deve dar lugar ao capitão Antônio Pedro Diel Bastos de Souza, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. A troca está sendo articulada pelo diretor de proteção ambiental do Ibama, o também militar Olímpio Ferreira Magalhães, coronel da Polícia Militar de São Paulo. Zacharias está no Prevfogo desde 2005.

Enquanto o governo mexe nos cargos, as queimadas seguem destruindo. Tanto na Amazônia quanto no Pantanal, o fogo continua causando devastação e desafiando brigadistas, moradores, especialistas e autoridades a conter as chamas e proteger espécies ameaçadas de extinção que vivem nessas áreas.

Estadão e O Globo repercutiram a troca no Ibama.

Em tempo: O deputado federal Alessandro Molon (RJ) apresentou requerimento solicitando ao ministério da defesa informações sobre a compra de um novo sistema de satélites para monitoramento da Amazônia, sob o custo de R$ 145 milhões. De acordo com a Veja, o parlamentar quer acesso aos estudos do governo que embasaram essa aquisição para saber se a pasta levou em conta a opinião do INPE, órgão que realiza o monitoramento via satélite do desmatamento há anos. Especialistas criticam a compra, argumentando que o novo sistema não ofereceria informações novas e que o valor seria excessivo.

 

ClimaInfo, 28 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar