Gás e nuclear brigam para ganhar incentivos verdes na União Europeia

30 de agosto de 2020

As indústrias do gás e da energia nuclear redobraram esforços para pressionar a União Europeia a incluí-las na relação de fontes energéticas consideradas limpas pelo bloco e, assim, receber bilhões de dólares em incentivos pós-pandemia.

Em junho, os países da UE concordaram em excluir o gás natural e a energia nuclear dos incentivos para transição energética, mesmo com a pressão favorável de países do Leste Europeu, especialmente da Polônia. De acordo com Reuters, representantes desses setores se reuniram 52 vezes com oficiais europeus nos últimos seis meses para reverter a situação. Para essas empresas, o gás natural e a energia nuclear são fontes importantes para a transição energética da Europa e não podem ficar de fora do pacote de incentivos verdes anunciado pela UE em maio. Já para ambientalistas, a eventual classificação dessas fontes como “renováveis” prejudica os esforços de Bruxelas para promover uma recuperação econômica verde, que viabilize a neutralidade das emissões de carbono até 2050.

Em tempo: Enquanto isso, o governo português confirmou que o leilão de energia solar realizado na semana passada registrou o menor preço global para a produção futura, estimado em 11,14 euros por megawatt-hora (cerca de R$ 73). Segundo o ministério do meio ambiente do país, 670 MW dos 700 GW foram contratados, divididos em 13 lotes localizados principalmente no sul, área com maior irradiação solar. “Nós estamos a caminho de chegar em 2030 com 80% da energia consumida em Portugal produzida por fontes renováveis”, celebrou o ministro João Pedro Matos Fernandes.

 

ClimaInfo, 31 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar