Degelo na Groenlândia e na Antártica acompanha o “pior cenário possível” para o aumento do nível do mar

degelo Groenlândia

Os mantos de gelo na Groenlândia e na Antártida estão derretendo cada vez mais rápido. Um de pesquisadores da Universidade de Leeds (Reino Unido) publicado nesta semana na Nature mostrou que o derretimento do gelo destas regiões contribuiu para a elevação do nível do mar em 1,8 cm desde os anos 1990 e que a trajetória de aquecimento e degelo observada nas últimas décadas é compatível com os piores cenários do IPCC.

De acordo com o estudo, se essas taxas continuarem assim, o degelo deve aumentar o nível do mar em mais 17 cm até o final deste século. Isso pode parecer pouco, mas os impactos ao redor do mundo seriam desastrosos, especialmente para as comunidades costeiras. Cerca de 16 milhões de pessoas vivem atualmente em áreas que poderão estar comprometidas com uma elevação dessa magnitude.

“Embora tenhamos previsto que as camadas de gelo perderiam quantidade crescente de gelo em virtude do aquecimento dos oceanos e da atmosfera, a taxa de derretimento acelerou mais rápido do que poderíamos ter imaginado”, explicou Tom Slater, principal autor do estudo. “O degelo está ultrapassando os modelos climáticos que usamos para nos guiar e corremos o risco de não estar preparados para os riscos impostos pela elevação do nível do mar”.

 

ClimaInfo, 2 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)