Papa Francisco: aquecimento global será catastrófico para os mais pobres

2 de setembro de 2020

Ontem (1/9), o Papa Francisco renovou seu apelo em defesa do meio ambiente, dizendo que as mudanças do clima poderão ser “catastróficas” para a humanidade, especialmente para a população mais pobre ao redor do mundo.

“Nossa demanda constante por crescimento e um ciclo infinito de produção e consumo estão exaurindo o mundo natural”, disse o Papa durante mensagem pelo Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. “As florestas são sugadas, a camada superficial do solo sofre erosão, os campos perdem vegetação, os desertos avançam, os mares se acidificam e as tempestades se intensificam. A Criação está gemendo”.

Francisco defendeu também a proteção dos Povos Indígenas contra o interesse de grandes empresas, “particularmente as multinacionais”, que “com a extração perniciosa de combustíveis fósseis, minerais, madeira e produtos agroindustriais, fazem nos países menos desenvolvidos aquilo que não podem fazer nos países que lhe dão o capital”.

O Globo e Reuters destacaram a fala do Papa.

 

ClimaInfo, 2 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar