Ásia: Tufão Haishen atinge o Japão e Coreias

tufão Haishen

A passagem do tufão Haishen pelo Japão, no último final de semana, deixou mais de 50 pessoas feridas e quatro desaparecidas. Pelo menos 290 mil residências ficaram sem luz em virtude da tempestade, que chegou a registrar ventos de até 112 km/h. Quase dois milhões de pessoas receberam ordem de evacuação no sudoeste do país, uma área que ainda se recupera das fortes chuvas e enchentes de julho, que mataram 83 pessoas.

O tufão chegou à península coreana na 2ª feira (7/9), onde causou ao menos duas mortes. Cerca de 75 mil famílias foram prejudicadas pelo Haishen na Coreia do Sul, sendo que outras 3,1 mil ficaram desabrigadas. Já na Coreia do Norte, o governo estava em alerta máximo, com orientações para as pessoas se abrigarem antes da passagem do tufão.

Haishen, que significa “Deus do Mar” em chinês, surge poucos dias depois que o tufão Maysak seguiu um caminho semelhante através do sudoeste do Japão e na península coreana, deixando pelo menos duas pessoas mortas. Reuters e The Washington Post destacaram essa notícia.

 

ClimaInfo, 9 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)