A mais nova teoria conspiratória do general Augusto Heleno

augusto heleno

O governo Bolsonaro tem um talento notável para colocar a culpa de seus problemas na conta de outros – reais ou imaginários. A lorota da vez é do ministro-general do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do Planalto, Augusto Heleno.

Em seu Twitter, ele insinuou que a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) estaria por trás da campanha #DefundBolsonaro, que teria como objetivos “publicar fake news sobre o Brasil; imputar crimes ambientais ao presidente da república; e apoiar campanhas internacionais de boicote a produtos brasileiros”. Em particular, Heleno cita a líder indígena, Sônia Guajajara, coordenadora da APIB, e acusa a organização de cometer crime de “lesa-pátria”.

A resposta da APIB rechaça as declarações do general: “O maior crime que lesa nossa pátria é a omissão do governo diante da destruição de nossos biomas, das áreas protegidas, das queimadas ilegais, da grilagem, do desmatamento e da invasão de nossas Terras e do roubo de nossas riquezas”. PSOL, partido ao qual Sônia Guajajara é filiada, protocolou um requerimento na Câmara dos Deputados exigindo a convocação do general para esclarecer essas acusações.

 

ClimaInfo, 21 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)