Relato de emissões tem participação voluntária recorde de empresas

21 de setembro de 2020

A gestão de emissões de carbono está ganhando espaço nas empresas brasileiras. Daniela Chiaretti escreveu no Valor sobre os resultados do Programa Brasileiro GHG Protocol, iniciativa da FGV para conscientizar e capacitar empresas para o relato de emissões: neste ano, 156 empresas sediadas no Brasil divulgaram seus inventários de emissões, representando 7,8% das emissões de gases de efeito estufa do país (149,9 milhões de toneladas de CO2).

Além dos relatórios, a iniciativa apresentou também resultados de uma pesquisa que mapeou motivações e desafios das empresas na elaboração de seus inventários. Por exemplo, 93% delas entende que a publicação desse documento reforça a responsabilidade ambiental da empresa perante a sociedade, e 83% enxergam o inventário como uma ferramenta importante de gestão.

No evento de apresentação dos dados, o destaque foi a participação do professor Robert Stavins, que dirige o programa de economia ambiental da Universidade de Harvard (EUA). Em sua fala, Stavins sublinhou a importância de medidas imediatas para viabilizar uma economia de baixo carbono nos planos de recuperação pós-pandemia. “Não em dez anos nem em 25, mas em 6 a 12 meses”, defendeu.

 

ClimaInfo, 21 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar