Relato de emissões tem participação voluntária recorde de empresas

emissões de carbono

A gestão de emissões de carbono está ganhando espaço nas empresas brasileiras. Daniela Chiaretti escreveu no Valor sobre os resultados do Programa Brasileiro GHG Protocol, iniciativa da FGV para conscientizar e capacitar empresas para o relato de emissões: neste ano, 156 empresas sediadas no Brasil divulgaram seus inventários de emissões, representando 7,8% das emissões de gases de efeito estufa do país (149,9 milhões de toneladas de CO2).

Além dos relatórios, a iniciativa apresentou também resultados de uma pesquisa que mapeou motivações e desafios das empresas na elaboração de seus inventários. Por exemplo, 93% delas entende que a publicação desse documento reforça a responsabilidade ambiental da empresa perante a sociedade, e 83% enxergam o inventário como uma ferramenta importante de gestão.

No evento de apresentação dos dados, o destaque foi a participação do professor Robert Stavins, que dirige o programa de economia ambiental da Universidade de Harvard (EUA). Em sua fala, Stavins sublinhou a importância de medidas imediatas para viabilizar uma economia de baixo carbono nos planos de recuperação pós-pandemia. “Não em dez anos nem em 25, mas em 6 a 12 meses”, defendeu.

 

ClimaInfo, 21 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)