Pesquisa aponta impacto efetivo das emissões da aviação sobre o clima

emissões da aviação

Um novo estudo publicado na revista Atmospheric Environment fez uma análise inédita e abrangente sobre o impacto da aviação sobre o clima, apontando que as atividades do setor, quando considerados todos os gases emitidos pela queima de combustível aéreo, representam não os cerca de 2% geralmente estimados, mas sim 3,5% das emissões globais de gases de efeito estufa do planeta.

A análise considerou outros tipos de gases além do dióxido de carbono (CO2) que são liberados pelas aeronaves durante sua operação, como vapor d’água, fuligem e óxidos de nitrogênio. De acordo com o estudo, o CO2 corresponde a apenas 34% do aquecimento climático decorrente do setor aéreo: os 66% restantes decorrem exatamente desses outros gases, até então pouco estudados.

Os autores publicaram um artigo no Carbon Brief explicando os principais pontos do estudo. Inside Climate News também repercutiu esse trabalho.

Em tempo: A empresa francesa Airbus apresentou planos para os primeiros modelos de aeronaves comerciais com emissão zero de carbono do mundo, funcionando com base em hidrogênio. A Airbus afirmou que prevê que esses modelos possam ser utilizados a partir de 2035, de início em viagens dentro do continente europeu. Guardian e Reuters deram mais detalhes.

 

ClimaInfo, 23 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)