ONU quer marcar aniversário do Acordo de Paris para reforçar revisão de metas nacionais de redução de emissões

24 de setembro de 2020

Em 12 de dezembro, o Acordo de Paris completará cinco anos desde sua aprovação, na Conferência do Clima (COP21). Para marcar essa ocasião – e impulsionar os países na revisão de suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC) para o tratado – a Convenção da ONU sobre Mudança do Clima (UNFCCC) e o Reino Unido, anfitrião da próxima Conferência (COP26) em 2021, reforçarão a necessidade de mais ambição por parte dos governos no enfrentamento da crise climática.

Como a Climate Home informou, apenas 13 países submeteram à UNFCCC a revisão de suas NDCs até agora, um número que representa míseros 3,6% das emissões globais de carbono. A priori, a previsão era de que os novos documentos fossem apresentados antes da COP26, prevista inicialmente para novembro de 2020. No entanto, em virtude da pandemia, a Conferência acabou sendo adiada em um ano, o que fragilizou a pressão que vinha sendo feita para que os países revisassem suas metas ainda neste ano.

Em uma sessão virtual realizada ontem (24/9) pela ONU, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson afirmou que a ação climática “não pode ser outra vítima do coronavírus”, e defendeu que os países incorporem mais ambição climática em seus planos de recuperação econômica pós-pandemia. No entanto, o próprio Reino Unido está sofrendo para conseguir levar adiante seus planos de revisão de sua NDC em 2020, por conta da retomada do contágio por COVID-19 nos países britânicos.

Em tempo: O anúncio da China sobre a neutralização de suas emissões de carbono até 2060 segue repercutindo. Reuters destacou o potencial conjunto que esse engajamento chinês com a neutralidade climática pode ter aliado a uma vitória de Joe Biden nos EUA em novembro. O Financial Times foi nessa linha, ressaltando também a falta de detalhes do plano chinês e os desafios que o país enfrentará para viabilizar essa meta nas próximas quatro décadas. Por outro lado, a Quartz aponta para as milhares de novas plantas a carvão como um obstáculo sério às intenções chinesas.

 

ClimaInfo, 25 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar