A diferença entre neutralidade climática e neutralidade do carbono

30 de setembro de 2020

Na Bloomberg, Akshat Rathi fez uma diferenciação importante que está passando batido para muita gente, mas que vale destacar: “neutralidade climática” e “neutro em carbono”, muitas vezes utilizadas como sinônimos, não significam a mesma coisa.

Os anúncios recentes da Califórnia e da China sobre neutralidade são didáticos para essa diferenciação. Por um lado, o estado norte-americano se comprometeu a neutralizar sua contribuição para o aquecimento do planeta até 2045. Isso significa reduzir as emissões de todos gases causadores do efeito estufa e compensar aquelas que não poderão ser cortadas. Por outro, os chineses definiram como meta neutralizar suas emissões de carbono até 2060 – no caso, só dióxido de carbono (CO2). A Califórnia se comprometeu com a neutralidade climática; já a China, em ser neutra em carbono.

Essa diferença não é pouca coisa. O CO2 responde por 75% do aquecimento observado no planeta decorrente da ação humana. Os outros 25% vêm dos outros tipos de gases de efeito estufa, como metano e o óxido nitroso. Aqui, o CO2 corresponde a 65% das nossas emissões. Para ser neutro em carbono, o Brasil precisa acabar com o desmatamento. Para atingir a neutralidade climática, precisa reduzir drasticamente seu rebanho.

 

ClimaInfo, 1º de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar