Arábia Saudita impõe defesa de socorro econômico a petroleiras em declaração do G20

Saudita

Pressionados pelo governo da Arábia Saudita, os ministros de energia do G20 assinaram um comunicado que acena a favor do socorro financeiro pós-pandemia à indústria petroleira, ignorando solenemente a crise climática e a questão do fim dos subsídios aos combustíveis fósseis.

O site Climate Home destacou alguns pontos do texto, que não reservou uma sílaba sequer a fontes renováveis ou à transição energética para o baixo carbono, e enfocou a estabilização dos mercados de energia e a cooperação e articulação internacional para mobilizar investimentos públicos e privados no setor.

O governo saudita, que preside o grupo das 20 maiores economias do mundo neste ano, defende que “o carbono não é o inimigo” (uma colocação bastante conveniente para o país, dono da 2ª maior reserva de petróleo do mundo). A matéria tratou também de um termo incluído no texto – “economia do carbono circular” – que sintetiza a estratégia de Riad para mitigação de emissões baseada em tecnologias de captura e armazenamento de carbono, que ainda são incipientes e economicamente inviáveis.

Em tempo: A petroleira estatal russa Rosneft criticou decisões recentes de concorrentes globais, como BP e Shell, que diminuem o volume de investimentos em novos projetos de exploração de petróleo, embaladas pela queda na demanda global por combustível e pela pressão crescente de governos, investidores e clientes pela transição dos negócios para o baixo carbono. De acordo com reportagem do Financial Times, a posição da estatal russa explicita uma divisão entre petroleiras privadas e governamentais sobre a viabilidade futura da indústria do petróleo: enquanto as principais companhias privadas, especialmente as europeias, se curvam (lentamente) à realidade da crise climática, as estatais seguem reticentes a qualquer mudança no setor energético.

 

ClimaInfo, 30 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)
x (x)