Área queimada no Pantanal de MT passa de 2 milhões de hectares

incêndios Pantanal

Os incêndios que atingem o Pantanal mato-grossense já consumiram mais de 2,5 milhões de hectares, sendo que 311 mil foram queimados apenas nas últimas duas semanas. O G1 destacou que as chuvas isoladas que caíram na última semana na região não foram suficientes para conter o fogo. As altas temperaturas registradas nos últimos dias complicam a situação ao ressecar ainda mais a vegetação.

No UOL, Amaury Ribeiro Jr. informou que uma análise feita pelo Instituto Centro de Vida (ICV), que estimou a destruição de 90% do Parque Estadual Encontro das Águas (MT), o principal refúgio de onças-pintadas do mundo, apontou também que o fogo se originou de uma fazenda clandestina, localizada ao sul da Terra Indígena Perigara. A propriedade não tem registro em cartório nem em órgãos governamentais.

Em Brasília, a comissão externa do Senado sobre as queimadas pantaneiras convidou Salles para prestar esclarecimentos sobre as medidas adotadas pelo governo na contenção e prevenção das queimadas, ainda sem data para acontecer. No próximo sábado (3/10), o ministro deverá participar de uma visita à campo junto com os senadores.

Enquanto isso, as queimadas no Pantanal chamam a atenção no exterior. Na Europa, os jornais The Independent (Reino Unido) e Le Monde (França) destacaram a situação crítica do bioma, as dificuldades enfrentadas por habitantes e brigadistas no combate ao fogo e no resgate dos animais, além da falta de ação preventiva por parte do governo federal para impedir esse desastre ambiental.

 

ClimaInfo, 1º de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)