Militares usam verba da proteção da Amazônia para reformar quartéis

6 de outubro de 2020

Dinheiro que deveria estar sendo efetivamente gasto para conter o desmatamento e as queimadas na Amazônia está sendo utilizado para a compra de latas de tinta, portas e janelas, troca de telhados, instalações elétricas, entre outros itens que pouco ou nada têm a ver com a proteção do meio ambiente. Esse é o balanço da análise feita pela Piauí sobre os gastos da Operação Verde Brasil 2, iniciada em maio passado sob comando das Forças Armadas como a principal iniciativa do governo Bolsonaro para reduzir a taxa de desmatamento na Floresta Amazônica. No entanto, parte desses recursos está financiando a reforma de instalações militares.

Ao mesmo tempo, os órgãos ambientais federais seguem à míngua, com cortes orçamentários e esvaziamento de atribuições e de capacidades. E esse cenário deve persistir: Mourão confirmou que os militares continuarão encabeçando os esforços do governo para o combate a ilegalidades na Amazônia até o final de 2022. Correio Braziliense, Estadão, O Globo e Reuters repercutiram a notícia.

Em tempo 1: O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu investigar a execução orçamentária do Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2020, quando o ministro Ricardo Salles só gastou 0,4% dos recursos destinados às ações finalísticas do órgão. Segundo o acórdão ao qual O Globo teve acesso, os ministros decidiram ampliar uma investigação que já tramitava sobre os gastos de Salles à frente do MMA em 2019.

Em tempo 2: Mesmo com o Pantanal em chamas e a Amazônia em crise crônica desde o ano passado, Ricardo Salles passou muito mais tempo despachando na cidade de São Paulo do que visitando essas regiões em 2020. A Folha fez as contas das viagens oficiais que o ministro fez para fora de Brasília desde janeiro e mostrou que ele gastou ao menos 25 dias deste ano em eventos e reuniões na capital paulista. Já na Amazônia, foram apenas quatro. No Pantanal, dois míseros dias.

 

ClimaInfo, 6 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar