Mesmo com promessa de combater desinformação, anúncios negacionistas seguem fortes no Facebook

Facebook

A maior rede social do mundo segue tropeçando no que diz respeito à desinformação. Um levantamento feito pelo think tank InfluenceMap mostrou como grupos negacionistas continuam se aproveitando da falta de controle do Facebook para espalhar mentiras e distorções a milhões de pessoas. De acordo com a análise, anúncios negacionistas nessa plataforma tiveram pelo menos 8 milhões de visualizações nos EUA apenas no 1º semestre de 2020. Em média, essas peças custaram apenas US$ 42 mil para divulgação no Facebook e parecem ser direcionadas a segmentos específicos do público, em especial homens com mais de 55 anos em áreas rurais nos EUA.

Das 51 peças identificadas pelo levantamento, apenas uma foi efetivamente removida pelo Facebook; as demais foram autorizadas e divulgadas sem restrições, algumas exibidas até o começo de outubro. No mês passado, a rede de Mark Zuckerberg anunciou a criação de um Centro de Ciência de Informação Climática, com o objetivo de combater a desinformação sobre ciência e clima na rede social. The Guardian deu mais detalhes sobre essa notícia.

Em tempo: Um estudo publicado pela Nature Climate Change nesta semana analisou o impacto da doutrinação de direita e sobre a educação das pessoas com relação à questão climática. A pesquisa, conduzida por cientistas dos EUA, analisou os efeitos da educação e da ideologia política em 64 países e mostrou que, em níveis baixo e médio de desenvolvimento econômico, a educação tem efeitos positivos sobre a crença sobre a crise climática. Já em países com níveis mais elevados de desenvolvimento, a ideologia de direita atenua (mas não reverte) os efeitos positivos da educação.

 

ClimaInfo, 9 de outubro 2020.

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