Japão anuncia compromisso pela neutralidade climática até 2050

Japão emissões zero

O time dos países que prometem neutralizar suas emissões de carbono até 2050 ganhou um reforço importante ontem: segundo a agência Nikkei, o governo do Japão anunciará em breve um compromisso para atingir emissões líquidas zero até 2050. A nova meta deverá ser apresentada na próxima semana pelo novo primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, quem poderá também anunciar medidas complementares para viabilizar a neutralidade climática do país nas próximas décadas, como investimentos em fontes renováveis de energia, além de mais detalhes sobre a revisão do plano nacional de energia, prevista para o próximo ano. A Reuters repercutiu a notícia.

Enquanto isso, na vizinha China, a promessa de neutralidade das emissões até 2060 deve custar cerca de US$ 15 trilhões para o país nos próximos 30 anos. A conta foi feita por analistas do Boston Consulting Group, que reforçaram a necessidade de investimentos massivos nas áreas de energia renovável, construção, transporte e tratamento de resíduos. O South China Morning Post deu mais detalhes.

Em tempo: Investidores europeus com US$ 3,4 trilhões em ativos criticaram companhias japonesas e sul-coreanas por conta da construção de uma usina termelétrica a carvão no norte do Vietnã. Segundo o grupo, o projeto compromete a exposição dessas empresas a riscos climáticos, o que pode inviabilizar os investimentos no médio prazo, além de atrapalhar os esforços globais para a contenção do aquecimento do planeta. A usina de Vung Ang 2 está sendo financiada por instituições japonesas e está sendo tocada por empresas sul-coreanas, como a Samsung C&T.

Financial Times e Reuters destacaram as críticas dos investidores.

 

ClimaInfo, 22 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)