Peru e Suíça anunciam 1ª operação de compensação de emissões sob Acordo de Paris

Peru e Suíça

Os governos de Peru e Suíça anunciaram na última 4ª feira (21/10) um acordo de compensação de emissões de carbono entre os dois países, o primeiro desse tipo sob o Acordo de Paris. Segundo a proposta assinada, os suíços financiarão projetos de desenvolvimento sustentável no país sul-americano e, em troca, contabilizarão em sua meta nacional as emissões suprimidas resultantes deles.

O acordo prevê também que as transações serão administradas por uma fundação pública suíça, Klik, que foi criada para facilitar projetos de compensação de emissões, que representam até 1/4 da meta oficial de redução de emissões do país, estipulada em 50% de cortes até 2030 com relação aos níveis de 1990. Os dois governos determinarão quais atividades serão elegíveis para gerar créditos de carbono.

A Climate Home destacou o anúncio, além da reação de Gilles Dufrasne (Carbon Market Watch), que elogiou o esforço de peruanos e suíços para evitar a dupla contagem das reduções de emissões, o que evitará que ambos países declarem a mesma redução – uma prática que o governo brasileiro, por exemplo, não aceita fazer.

 

ClimaInfo, 23 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)