Ciclones tropicais estão se movendo mais rápido, sugere estudo

27 de outubro de 2020

Um estudo identificou que os ciclones tropicais, como furacões e tufões, estão se movendo através das bacias oceânicas com mais rapidez desde 1982. Liderada por pesquisadores da Universidade do Havaí (EUA), a pesquisa registrou também que a região do Atlântico Norte experimentou um aumento na frequência de furacões e que as atividades dos ciclones tropicais mudou em direção aos polos nos oceanos Pacífico e Atlântico.

Essa descoberta traz uma preocupação adicional, já que as comunidades afetadas estão tendo menos tempo para se antecipar à chegada dos ciclones, o que pode comprometer esforços preventivos como a evacuação de pessoas. O estudo também sugere que essa intensificação da velocidade dos ciclones está associada a uma confluência de variações naturais com as mudanças do clima induzidas pela humanidade.

A pesquisa foi publicada na revista Environmental Research Letters.

 

ClimaInfo, 28 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar