A crise climática e o Tufão Goni, a tempestade mais forte de 2020

tufão Goni

A temporada de tempestades tropicais no Sudeste Asiático tem sido particularmente desastrosa. Só no último mês, países como Filipinas e Vietnã enfrentaram cinco eventos extremos desse tipo – entre eles, o tufão Goni, que passou pelas ilhas filipinas no começo desta semana. Com ventos de mais de 300 km/h, Goni foi considerada a tempestade mais forte desse ano, responsável por ao menos 20 mortos.

No Independent, o jovem ativista Jacques Fallaria compara a passagem do Goni com um “apocalipse”, com cenas de destruição e morte que não eram vistas nas Filipinas desde 2013, quando o país foi devastado pelo tufão Haiyan, que matou mais de 7 mil pessoas. “A situação em que estamos agora deveria servir como prova aos líderes políticos de que a mudança do clima é real”, desabafa. A matéria ressalta a vulnerabilidade dos países da região a tempestades cada vez mais fortes. O Wired também destacou a intensificação das tempestades tropicais no Pacífico e no Atlântico, que marcou uma temporada histórica em 2020.

Em tempo: Já na América Central, o furacão Eta causou mortes e destruição na Nicarágua. Eta, uma das tempestades mais poderosas a atingir a região nos últimos anos, chegou à costa leste do país como um furacão de categoria 4, com ventos de 225 km/h. De acordo com a Reuters, deslizamentos de terras aconteceram em diversos pontos da Nicarágua, acompanhados por inundações. Ao menos três pessoas morreram. De acordo com meteorologistas nos EUA, o Eta perdeu intensidade, mas segue sendo uma ameaça à medida que avança na região costeira, rumo a Honduras. BBC, CNN e Yale Climate Communications também repercutiram a força e a destruição causada pelo Eta.

 

ClimaInfo, 5 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)