Sinuca-de-bico diplomática: o que Bolsonaro fará sem Trump?

8 de novembro de 2020

Bolsonaro se projetou durante a campanha de 2018 como um “Trump dos trópicos”, emulando o discurso extremista e negacionista do presidente norte-americano. No Palácio do Planalto, ele priorizou o alinhamento da política externa brasileira aos EUA, distanciando o país da China e de outros parceiros tradicionais, especialmente da Europa e da América Latina. Agora, sem Trump, Bolsonaro enfrentará um cenário externo bastante delicado a partir de janeiro.

No Estadão, Felipe Frazão lembrou que poucos ministros representam tão claramente o alinhamento do governo Bolsonaro a Trump como Ernesto Araújo e Ricardo Salles. Enquanto o primeiro considera Trump como o “salvador” da civilização ocidental, o segundo incorporou a antipatia do norte-americano com a agenda climática e com as leis ambientais. A eleição de Biden muda o tabuleiro diplomático do governo e coloca a questão ambiental, que já causa problemas nas relações do Brasil com a Europa, dentro da agenda bilateral, como sugeriu Breiller Pires em El País Brasil. “Bolsonaro precisa escolher: ou agradará seu eleitorado terraplanista e negacionista sobre o clima e a COVID-19, ou vai aderir a uma aliança climática que une até EUA e China”, comentou Carlos Nobre para O Globo. “O Brasil fica isolado sem o guarda-chuva de Trump”.

De acordo com O Globo, aliados de Bolsonaro reconhecem que a mudança em Washington forçará o governo a readequar seu discurso e não descartam a possibilidade de Salles e Araújo deixarem seus cargos. No entanto – como em praticamente tudo neste governo – a decisão promete causar bastante polêmica com a ala ideológica, especialmente entre os filhos do presidente, como destacou o Valor.

 

ClimaInfo, 9 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar