Entrevista de Obama inclui recados a Bolsonaro

17 de novembro de 2020

Por conta do lançamento de seu livro no Brasil, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversou com Pedro Bial, na TV Globo, e Flávia Barbosa, editora executiva d’O Globo, com ampla repercussão nas redes sociais e matérias nos demais veículos das Organizações Globo: Valor e G1.

Entre outros pontos, ele afirmou que as políticas do presidente Jair Bolsonaro, à semelhança do colega Donald Trump, têm “minimizado a ciência da mudança climática” e que o país “é um ator central” nas questões ambientais. “O Brasil no passado foi líder em relação a isso”.  Ele afirmou ainda esperar que, com o governo do presidente eleito Joe Biden, a relação entre Brasil e Estados Unidos possa ser redefinida – o que foi interpretado por Pedro Doria, d’O Globo, como um recado para Bolsonaro. Porém, há um detalhe: “Sei que Joe [Biden] vai enfatizar que a mudança climática existe. (…) Sei que Joe vai enfatizar a ciência quando se trata da existência da COVID-19.”

Em tempo: Na Folha, Paul Krugman analisa os resultados das eleições norte-americanas sob outra perspectiva: para ele, os resultados das urnas são uma validação da abordagem de Donald Trump em relação à pandemia. E questiona: “O que nossa resposta fracassada [em relação à COVID-19] diz sobre as perspectivas de lidarmos com uma questão muito mais grave, uma questão que representa ameaça à existência da civilização: a mudança no clima?”

 

ClimaInfo, 18 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar