Entrevista de Obama inclui recados a Bolsonaro

Obama no Bial

Por conta do lançamento de seu livro no Brasil, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversou com Pedro Bial, na TV Globo, e Flávia Barbosa, editora executiva d’O Globo, com ampla repercussão nas redes sociais e matérias nos demais veículos das Organizações Globo: Valor e G1.

Entre outros pontos, ele afirmou que as políticas do presidente Jair Bolsonaro, à semelhança do colega Donald Trump, têm “minimizado a ciência da mudança climática” e que o país “é um ator central” nas questões ambientais. “O Brasil no passado foi líder em relação a isso”.  Ele afirmou ainda esperar que, com o governo do presidente eleito Joe Biden, a relação entre Brasil e Estados Unidos possa ser redefinida – o que foi interpretado por Pedro Doria, d’O Globo, como um recado para Bolsonaro. Porém, há um detalhe: “Sei que Joe [Biden] vai enfatizar que a mudança climática existe. (…) Sei que Joe vai enfatizar a ciência quando se trata da existência da COVID-19.”

Em tempo: Na Folha, Paul Krugman analisa os resultados das eleições norte-americanas sob outra perspectiva: para ele, os resultados das urnas são uma validação da abordagem de Donald Trump em relação à pandemia. E questiona: “O que nossa resposta fracassada [em relação à COVID-19] diz sobre as perspectivas de lidarmos com uma questão muito mais grave, uma questão que representa ameaça à existência da civilização: a mudança no clima?”

 

ClimaInfo, 18 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)