EUA e Europa lançam satélite para analisar efeitos da mudança do clima nos oceanos

EUA Europa satélite michael freilich

Os programas espaciais dos EUA e da Europa se uniram para desenvolver um satélite conjunto com o objetivo de monitorar o nível dos oceanos da Terra. Lançado no último sábado (21/11), o Sentinel-6 Michael Freilich carrega equipamentos que permitirão um acompanhamento contínuo com mais detalhes, o que aprimorará a capacidade de previsão meteorológica e o monitoramento da situação das correntes oceânicas.

O satélite carrega do nome do cientista Michael Freilich, ex-diretor da divisão de ciências da Terra da NASA, que faleceu no começo de agosto. Freilich foi uma figura importante para o estudo espacial dos oceanos nas últimas décadas, contribuindo com diversos projetos relacionados aos impactos da mudança do clima sobre os mares.

“Os dados deste satélite, que são tão críticos para o monitoramento do clima e da previsão do tempo, serão de precisão sem precedentes”, explicou Alain Ratier, diretor geral da Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (EUMETSAT), uma das parceiras do projeto. “Esses dados, que só podem ser obtidos por medições do espaço, trarão uma ampla gama de benefícios para as pessoas ao redor do globo, desde viagens marítimas mais seguras a previsões mais precisas de caminhos de furacões, de uma maior compreensão do aumento do nível do mar a sazonais mais precisas previsões do tempo e muito mais”.

Associated Press e USA Today informaram sobre o lançamento do satélite.

 

ClimaInfo, 23 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)