Guterres: “Humanidade está em guerra contra natureza”

3 de dezembro de 2020

O secretário-geral da ONU, António Guterres, não mediu palavras ao descrever a situação atual do meio ambiente e do clima no mundo. “O estado do planeta está quebrado. A humanidade está travando uma guerra contra a natureza. Isso é suicídio”, disse Guterres ontem (2/12) em palestra virtual na Universidade de Columbia, nos EUA. Em sua fala, o líder da ONU ressaltou três imperativos para a comunidade internacional nas próximas décadas: alcançar a neutralidade global do carbono; alinhar as finanças globais ao plano mundial de ação climática; e apostar na adaptação para proteger as comunidades dos impactos da mudança do clima, especialmente as pessoas e os países mais vulneráveis.

“As atividades humanas estão na raiz de nossa queda em direção ao caos. Mas isso não significa que a ação humana não possa ajudar a resolvê-lo”, afirmou Guterres, que lembrou a proximidade do aniversário de cinco anos da conclusão do Acordo de Paris, no próximo dia 12, e ressaltou a importância de anúncios recentes de países como China, Coreia do Sul e Japão se comprometendo com a descarbonização de suas economias até meados deste século. “Acredito firmemente que 2021 pode ser um novo tipo de ano bissexto – o ano de um salto quântico em direção à neutralidade do carbono”.

Climate Home, Guardian e Reuters repercutiram a fala de Guterres em Columbia.

Em tempo: O espanhol El País fez uma entrevista exclusiva com Guterres, na qual ele explicou os planos da ONU para acelerar a ação climática em 2021 e reforçar os compromissos nacionais dentro do Acordo de Paris até a próxima Conferência sobre Clima (COP26), programada para novembro de 2021 em Glasgow (Escócia).

 

ClimaInfo, 3 de dezembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar