Guterres: “Humanidade está em guerra contra natureza”

Guterres

O secretário-geral da ONU, António Guterres, não mediu palavras ao descrever a situação atual do meio ambiente e do clima no mundo. “O estado do planeta está quebrado. A humanidade está travando uma guerra contra a natureza. Isso é suicídio”, disse Guterres ontem (2/12) em palestra virtual na Universidade de Columbia, nos EUA. Em sua fala, o líder da ONU ressaltou três imperativos para a comunidade internacional nas próximas décadas: alcançar a neutralidade global do carbono; alinhar as finanças globais ao plano mundial de ação climática; e apostar na adaptação para proteger as comunidades dos impactos da mudança do clima, especialmente as pessoas e os países mais vulneráveis.

“As atividades humanas estão na raiz de nossa queda em direção ao caos. Mas isso não significa que a ação humana não possa ajudar a resolvê-lo”, afirmou Guterres, que lembrou a proximidade do aniversário de cinco anos da conclusão do Acordo de Paris, no próximo dia 12, e ressaltou a importância de anúncios recentes de países como China, Coreia do Sul e Japão se comprometendo com a descarbonização de suas economias até meados deste século. “Acredito firmemente que 2021 pode ser um novo tipo de ano bissexto – o ano de um salto quântico em direção à neutralidade do carbono”.

Climate Home, Guardian e Reuters repercutiram a fala de Guterres em Columbia.

Em tempo: O espanhol El País fez uma entrevista exclusiva com Guterres, na qual ele explicou os planos da ONU para acelerar a ação climática em 2021 e reforçar os compromissos nacionais dentro do Acordo de Paris até a próxima Conferência sobre Clima (COP26), programada para novembro de 2021 em Glasgow (Escócia).

 

ClimaInfo, 3 de dezembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)