Mesmo com recorde de queimadas, Salles recebe honraria de bombeiros no DF

10 de dezembro de 2020

Em um ano marcado por incêndios históricos no Pantanal e aumento significativo das queimadas na Amazônia, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal achou por bem condecorar Ricardo Salles com a Comenda da Ordem do Mérito Imperador D. Pedro II, como reconhecimento pelos “notáveis serviços” prestados à sociedade.

O mesmo Salles passou meses tergiversando sobre a responsabilidade do governo federal em relação à explosão de queimadas no Pantanal, eximindo-se de qualquer culpa por falta de planejamento e prevenção e chegando ao cúmulo de culpar projetos de preservação florestal no bioma como responsáveis por retirar o “boi bombeiro” da região.

Os militares têm sido instrumentais no aparelhamento do ministério do meio ambiente e de suas autarquias sob a gestão de Salles. Dezenas de oficiais de corporações como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, além das Forças Armadas, foram indicados para cargos de chefia no Ibama e no ICMBio. O caso mais recente foi a nomeação do tenente-coronel da PM paulista, Wagner Tadeu Matiota, para chefiar a área responsável por autuações ambientais no Ibama. De acordo com o Estadão, Matiota não passou pelo crivo do presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim, sendo indicação direta do diretor de planejamento, administração e logística, Luis Carlos Hiromi Nagao, braço-direito de Salles no órgão.

O Eco também noticiou a nomeação.

 

ClimaInfo, 10 de dezembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar