UE e Mercosul negociarão inclusão de anexo ambiental em acordo comercial

14 de dezembro de 2020

Negociadores do Mercosul e da União Europeia se encontrarão em janeiro para reiterar cláusulas de proteção ao meio ambiente e ação climática dentro do acordo comercial entre os blocos, que se arrasta na Europa nos últimos meses por causa do aumento do desmatamento e das queimadas no Brasil.

De acordo com Assis Moreira no Valor, o governo brasileiro indicou estar disposto a “dialogar e trabalhar” para que as partes cheguem a um consenso. A ideia não seria reabrir as negociações comerciais em si, mas sim desenhar uma “declaração anexa e interpretativa”, esclarecendo dispositivos e pontos que resguardariam o acordo comercial Mercosul-UE e impediriam que ele servisse como catalisador de mais destruição ambiental.

Entretanto, o site POLITICO relata a insatisfação de alguns países europeus com a oposição declarada do governo da França à aprovação do acordo com o Mercosul. Espanha, Itália, Suécia e Portugal (que, por sua vez, assumirá a presidência rotativa do Conselho da UE no próximo semestre), estão se articulando com lideranças da Comissão Europeia para pressionar os franceses a aceitar uma solução de compromisso. No mês passado, nove países europeus encaminharam uma carta ao chefe de política comercial da UE, Valdis Dombrovskis, argumentando que a não-ratificação do acordo afetaria não apenas a credibilidade do bloco como parceiro comercial, mas também fortaleceria a posição de outros concorrentes na região.

Em tempo: A empresa norueguesa de salmão Bremnes Seashore, uma das maiores produtoras mundiais, anunciou que deixará de comprar soja brasileira a partir do próximo mês. Segundo o Globo Rural, a decisão se deve à escalada do desmatamento na Amazônia, que impõe um risco ambiental à estratégia de sustentabilidade da empresa. Para Simon Nesse Økland, chefe de desenvolvimento da Bremnes, “os números crescentes do desmatamento e a falta de ação para impedi-lo tornam impossível continuar usando soja brasileira”.

 

ClimaInfo, 14 de dezembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

 

ClimaInfo, 14 de dezembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar