Desmatamento: Amazônia teve pior novembro em dez anos, diz SAD/Imazon

18 de dezembro de 2020

Dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Imazon, indicaram um aumento de 23% no desmatamento em novembro deste ano em relação ao mesmo mês de 2019: foram derrubados 484 km2 de florestas no mês passado, bem acima dos 393 km2 registrados em novembro de 2019. O total desmatado em novembro é o maior da série histórica dos últimos dez anos.

O Pará liderou o ranking de estados com maior taxa de desmatamento, com quase a metade (48%) do total de floresta perdido no último mês, seguido por Mato Grosso (19%), Rondônia (10%), Maranhão (9%) e Amazonas (8%). Três cidades paraenses despontaram na lista de municípios com mais desmate: São Félix do Xingu, Pacajá e Altamira.

Além disso, a degradação florestal (causada principalmente por queimadas e extração seletiva de madeira) cresceu 144% em novembro, totalizando 1.206 km2.

G1 e O Globo repercutiram essas informações.

 

ClimaInfo, 18 de dezembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar