Vendas de elétricos da Volkswagen triplicaram em 2020

Volkswagen

A montadora alemã Volkswagen triplicou as vendas de modelos elétricos em 2020, impulsionada pela demanda crescente por esses veículos na Europa. No ano passado, foram vendidos 134 mil carros elétricos, ante 45 mil em 2019. Um dos mercados de maior destaque em 2020 para a empresa foi sua sede, a Alemanha, onde os elétricos representaram mais de 1/4 das vendas de novos veículos em dezembro passado – foi também a 1ª vez em que a venda de modelos elétricos superou a de carros a diesel no país.

A Associated Press destacou o crescimento acelerado dos elétricos na Europa em 2020: no 3º trimestre do ano passado, a venda de modelos elétricos representou quase 10% do total no continente, três vezes mais que a fatia de elétricos vendidos no mesmo período em 2019. A busca por carros elétricos acontece em meio a uma revisão dos limites de poluentes aplicados pela União Europeia. Desde o dia 1º, as montadoras precisam ampliar a margem de venda de modelos elétricos e de baixa emissão, de maneira a atingir uma frota com emissão de menos de 95 gramas de CO2 por quilômetro rodado. Caso as montadoras não consigam atender a esses critérios, elas podem sofrer multas pesadas.

Em tempo: Em novembro passado, a prefeitura de Barcelona (Espanha) apresentou um ambicioso plano de revitalização verde, com o objetivo de expandir áreas verdes e reduzir drasticamente o tráfego de veículos na região central. Estimado em 38 milhões de euros, o plano pretende transformar uma em cada três ruas residenciais e comerciais da região em “zonas verdes”. A Reuters explicou os principais pontos desse plano e abordou como muitos moradores passaram por uma “experiência antecipada” nos últimos meses por conta das restrições impostas à circulação de pessoas causadas pela pandemia.

 

ClimaInfo, 13 de janeiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)