Para além da conscientização: os esportes na encruzilhada da crise climática

esportes e crise climática

De maneira geral, o mundo dos esportes parece indiferente à escalada da crise climática. Essa indiferença é um desafio sério não apenas para a conscientização de novos públicos sobre o risco que a mudança do clima representa para o mundo, mas também para a existência do próprio esporte – ou, pelo menos, de algumas modalidades esportivas.

O jornalista esportivo britânico Jonathan Overend mergulhou nessas questões para fazer a série de podcast Emergency on Planet Sport, que investiga as ligações entre os esportes e as mudanças climáticas. Ele passou meses ouvindo cientistas, esportistas, dirigentes e espectadores para analisar essas conexões sob três ângulos: o impacto da crise climática no esporte cotidiano, a contribuição do esporte para a emergência global e as soluções que o esporte pode oferecer para ajudar nesse esforço contra o aquecimento global.

Em texto no Guardian, Overend destacou o exemplo da Fórmula 1, a categoria mais nobre de um esporte que explora um dos símbolos do mundo industrial que causou essa crise climática – o automóvel. No ano passado, por causa da pandemia, a F1 teve que se repensar e substituiu o “circo voador” característico da categoria por corridas em um mesmo autódromo, o que não apenas diminuiu a exposição de seus profissionais à COVID-19, mas também evitou toneladas de carbono que seriam emitidas com o transporte de equipamentos e pessoas ao redor do mundo.

 

ClimaInfo, 22 de janeiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)