Desmatamento da Amazônia já fragiliza reservatórios  

26 de janeiro de 2021

Depois de operar em estado de alerta em dezembro, o Sistema Cantareira registrou melhora significativa nos níveis de disponibilidade hídrica em janeiro, beneficiado pelas chuvas mais frequentes das últimas semanas. De 32,7% da capacidade, no mês passado, o nível do principal reservatório de água da Grande São Paulo saltou para 42,1%, de acordo com a Sabesp. No entanto, como o G1 destacou, a situação ainda preocupa: mesmo com as chuvas dos últimos dias, o volume de precipitação desta temporada de chuvas ainda está abaixo da média histórica. Para piorar, o Cantareira vem acumulando déficits sucessivos nos últimos anos. A CNN Brasil também repercutiu a notícia.

A situação do Cantareira é parecida com a de diversas bacias hidrográficas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e do Sul do Brasil: os níveis de água estão abaixo da média, o que também prejudica a geração das usinas hidrelétricas – como destacado aqui recentemente. Como Sérgio Guimarães (GT Infraestrutura) explicou no Climatempo, a diminuição da Floresta Amazônica, por conta do desmatamento, prejudica os padrões de umidade no centro do continente sul-americano, causando disrupção nos chamados “rios voadores” que levam a umidade da Amazônia para regiões mais ao sul. “Quanto mais destruirmos a floresta, mais o clima vai sofrer. Não é só o desmatamento anual que diminui os rios voadores, mas também o acumulado dos últimos anos”, alertou.

Em tempo: Depois de registrar uma queda acentuada no começo da 1ª onda da pandemia, entre março e abril de 2020, os índices de monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado em São Paulo tiveram aumento significativo ao longo do 2º semestre do ano passado. Como Thiago Amâncio ressaltou na Folha, em alguns períodos, a concentração desses poluentes superou os índices registrados em 2019, antes da pandemia.

 

ClimaInfo, 26 de janeiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar