GM promete transição para novos veículos elétricos até 2035

GM

A montadora norte-americana General Motors anunciou ontem (28/1) um plano que pretende acelerar a transição energética de seus produtos e suas operações e negócios ao longo das próximas décadas. Uma das principais metas da companhia é a eletrificação da maior parte de seus novos modelos de veículos até 2035, com foco nos mercados dos EUA e Europa. Para tanto, a GM pretende investir US$ 27 bilhões no desenvolvimento de modelos elétricos e autônomos nos próximos cinco anos, um aumento de 35% em relação aos planos feitos antes da pandemia. Até meados desta década, a ideia é oferecer 30 modelos totalmente elétricos em todo o mundo, com opções crossover, SUVs, sedans e caminhões em sua linha elétrica. Além das mudanças em seus produtos, a GM se comprometeu a descarbonizar suas instalações nos EUA até 2030 e no resto do mundo até 2035. Pelo planejamento da companhia, ela se tornará neutra em emissões de carbono até 2040.

A montadora anunciou também um acordo com a fabricante de caminhões Navistar para desenvolver um modelo de caminhão comercial movido a célula de combustível de hidrogênio e uma rede de abastecimento nos EUA. A Navistar pretende lançar seu primeiro modelo em 2024. Associated Press, Bloomberg, Independent e Washington Post, entre outros, repercutiram os anúncios da GM.

Em tempo: Do outro lado do Atlântico, a Volkswagen corre para superar a Tesla na concorrência pelo mercado automobilístico elétrico global. Segundo a Bloomberg, a montadora alemã pretende dobrar sua participação nas vendas de veículos elétricos – de cerca de 3% em 2020 para 6%-8% em 2021. Em números absolutos, isso significa que a VW tem como meta vender mais de 740 mil veículos elétricos neste ano, parelha com a meta da Tesla para 2021 (de 750 mil veículos).

 

ClimaInfo, 29 de janeiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)