Sem estudo ambiental, ANP leiloa blocos de petróleo em áreas críticas para vida marinha

3 de fevereiro de 2021

Mesmo sem análises ambientais, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) realizou ontem (3/2) o leilão de dois blocos de exploração de petróleo em áreas sensíveis para a diversidade biológica marinha do litoral brasileiro. Na Folha, Ana Carolina Amaral mostrou a opinião de especialistas, que condenaram a ação e destacaram os impactos potenciais da atividade petroleira nessas regiões. Um dos blocos leiloados se encontra na bacia Potiguar, próxima ao Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE); já o outro se localiza na bacia Pelotas, próxima à costa dos estados de SC e RS.

A operação foi autorizada a partir de uma manifestação conjunta dos ministérios de minas e energia e do meio ambiente, com o argumento de que “a ausência das avaliações ambientais” das áreas em questão “não compromete os aspectos de proteção ambiental e segurança operacional”. No entanto, análises técnicas preliminares do Ibama e do ICMBio apontaram para riscos potenciais da exploração de petróleo, ressaltando que “tanto as atividades exploratórias quanto um eventual acidente podem trazer danos irreparáveis à diversidade biológica desses ecossistemas”.

Em tempo: Jovens do movimento Fridays For Future Brasil foram excluídos do evento virtual em poucos minutos por portarem cartazes com a hashtag #LeilãoFóssilNão.

 

ClimaInfo, 4 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar