Dinamarca apresenta plano para construção da primeira “ilha de energia” do mundo no Mar do Norte

7 de fevereiro de 2021

O governo da Dinamarca anunciou na semana passada seu projeto de “ilha de energia” eólica a ser construída no Mar do Norte, a cerca de 80 km da costa do país. A instalação flutuante terá inicialmente uma área de 12 km2, do tamanho de 18 campos de futebol, e custará US$ 34 bilhões. A iniciativa promete ser a maior instalação de geração eólica offshore do mundo.

Segundo as autoridades dinamarquesas, a ilha terá capacidade inicial de geração eólica de 3 GW, energia suficiente para abastecer cerca de 3 milhões de residências. O projeto terá participação governamental de 51%, depois de um acordo entre os principais partidos políticos no parlamento do país, e o restante será assumido pela iniciativa privada.

A “ilha de energia” no Mar do Norte será complementada por outra instalação offshore que está sendo construída na ilha de Bornholm, no Báltico. Após a conclusão de ambas, estimada para o começo da próxima década, a capacidade de geração eólica da Dinamarca deve crescer quase dez vezes, passando de 1,7 GW para 12 GW.

Al-Jazeera, Associated Press, Deutsche Welle e Guardian deram mais detalhes.

 

ClimaInfo, 8 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar