Dinamarca apresenta plano para construção da primeira “ilha de energia” do mundo no Mar do Norte

Dinamarca

O governo da Dinamarca anunciou na semana passada seu projeto de “ilha de energia” eólica a ser construída no Mar do Norte, a cerca de 80 km da costa do país. A instalação flutuante terá inicialmente uma área de 12 km2, do tamanho de 18 campos de futebol, e custará US$ 34 bilhões. A iniciativa promete ser a maior instalação de geração eólica offshore do mundo.

Segundo as autoridades dinamarquesas, a ilha terá capacidade inicial de geração eólica de 3 GW, energia suficiente para abastecer cerca de 3 milhões de residências. O projeto terá participação governamental de 51%, depois de um acordo entre os principais partidos políticos no parlamento do país, e o restante será assumido pela iniciativa privada.

A “ilha de energia” no Mar do Norte será complementada por outra instalação offshore que está sendo construída na ilha de Bornholm, no Báltico. Após a conclusão de ambas, estimada para o começo da próxima década, a capacidade de geração eólica da Dinamarca deve crescer quase dez vezes, passando de 1,7 GW para 12 GW.

Al-Jazeera, Associated Press, Deutsche Welle e Guardian deram mais detalhes.

 

ClimaInfo, 8 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)