Ford anuncia investimentos de quase US$ 30 bilhões em carros elétricos e autônomos até 2025

Ford

Mais uma montadora tradicional entra pesado no mercado de carros elétricos. Depois de Volkswagen e GM, a Ford anunciou na semana passada uma nova estratégia de negócios com vistas a recuperar o tempo perdido e ganhar mais competitividade. Segundo a empresa norte-americana, serão investidos US$ 29 bilhões nos próximos cinco anos em modelos elétricos e autônomos. “Estamos acelerando todos os nossos planos, quebrando restrições, aumentando a capacidade de bateria, melhorando os custos e colocando mais veículos elétricos em nosso plano de ciclo de produto”, disse o CEO da Ford, Jim Farley.

A entrada da Ford no mercado de elétricos representa mais um estágio no processo de transformação radical que a indústria automobilística está sofrendo em todo o mundo. Confrontadas pela pressão pela redução de suas pegadas de carbono e pelo sucesso estrondoso da Tesla, as montadoras estão apostando pesado em investimentos bilionários ao longo da próxima década para seguir competitivas em mercados importantes, como EUA, Europa e China. Axios, Bloomberg, Business Insider, CNN e Forbes, entre outros, destacaram o anúncio da Ford.

Em tempo: O Super Bowl é o espaço publicitário mais valioso da televisão dos EUA. Todos os anos, empresas pagam milhões para mostrar seus principais produtos a uma audiência que atinge centenas de milhões de pessoas dentro e fora do país. Neste ano, a GM decidiu usar o bom humor para destacar sua estratégia para carros elétricos e seu objetivo de colocar os EUA na linha de frente da produção e vendas destes modelos. Estrelado pelo comediante Will Ferrell, o comercial “desafia” a Noruega, atual líder no mercado elétrico global. “A Noruega está nos esmagando em veículos elétricos. Isso é insano. Nós podemos fazer melhor”, diz Ferrell. Bloomberg e Vox destacaram essa propaganda.

 

ClimaInfo, 8 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)