Arábia Saudita abrigará a maior planta de hidrogênio renovável do mundo

hidrogênio verde

Usar parte da geração de 4 GW de eólicas e fotovoltaicas para produzir hidrogênio a partir da água do mar em uma futura megacidade é um projeto-sonho da Arábia Saudita. O conjunto energético está orçado em US$ 5 bilhões e irá produzir 650 toneladas de hidrogênio por dia. Boa parte será vendida na Europa e faz parte do projeto gastar mais US$ 2 bilhões para desenvolver a infraestrutura de hidrogênio do outro lado do Mediterrâneo para alimentar o transporte público e veículos industriais. O projeto foi lançado em julho e reapareceu recentemente no Wall Street Journal. Vale ver as matérias da Greentech Media quando do lançamento e da BBC no final do ano.

A cidade futurística de Neom merece um comentário à parte. Ela ficará na ponta norte do Mar Vermelho, de frente para o Egito e logo ao sul da fronteira com Israel e Jordânia. Seu site anuncia uma cidade de 1 milhão de habitantes com “zero carros, zero ruas e zero emissões”. Os moradores estarão no máximo a 20 minutos à pé de tudo que precisarem. A primeira parte do projeto está prevista para 2025.

Em tempo: Por falar em hidrogênio, a GM anunciou que está desenvolvendo células de combustível (hidrogênio) para movimentar caminhões pesados para percursos longos. Enquanto para cargas e distâncias menores as baterias parecem estar na dianteira, seu peso acaba se tornando obstáculo “intransportável”. Daí a aposta da parceria entre a GM e a Navistar nas células. Os primeiros testes começam no ano que vem e eles esperam estar vendendo caminhões em 2024. As especificações falam de uma autonomia de 800 km (500 milhas) e um tempo de recarga de 15 minutos, bem melhor do que o tempo alcançado pelas recarregadoras de baterias. A notícia é da Clean Technica.

 

ClimaInfo, 11 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)