Os dilemas das negociações climáticas na era pandêmica

COP26 COP27

A possibilidade de que parte das negociações climáticas neste ano acabe sendo feita virtualmente, por causa das restrições que persistem relacionadas à pandemia, está causando dor de cabeça em negociadores e observadores ao redor do mundo. A Bloomberg ressaltou a incerteza de muitos deles sobre a viabilidade de um processo diplomático formal nesse tipo de ambiente, sem o contato direto entre as pessoas. Em um processo marcado pelo envolvimento massivo de milhares de pessoas, de praticamente todos os países do mundo, todos os anos, a perspectiva de uma COP climática feita por Zoom representa a principal disrupção em quase 30 anos de negociações climáticas.

Além da impessoalidade de uma conversa virtual, outra preocupação é a falta de infraestrutura digital em muitos países em desenvolvimento, particularmente na África, que poderia restringir a participação desses governos nas negociações em um ano-chave para o processo de implementação do Acordo de Paris, com diversos itens polêmicos na agenda.

Segundo a Reuters, o Secretariado-Executivo da UNFCCC, responsável pela COP de Glasgow junto com o governo do Reino Unido, deve se reunir no final de fevereiro para analisar as perspectivas para a realização tanto da Conferência de novembro como também do encontro intersessional de junho, geralmente realizado na sede da entidade, em Bonn. Publicamente, o governo britânico ainda defende a possibilidade de uma COP presencial, ainda que reduzida, mas não descarta a possibilidade de mudanças nos próximos meses.

Em tempo: Mesmo com a incerteza em torno não apenas da COP26 de Glasgow, mas também do processo global de vacinação contra a COVID-19, o governo do Egito se movimenta nos bastidores para apresentar sua candidatura para sediar a COP27, prevista para acontecer no continente africano no final de 2022. De acordo com o Climate Home, as autoridades egípcias estão desenhando caminhos potenciais para uma Conferência no país, tanto virtual quanto presencial.

 

ClimaInfo, 11 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)