Desgoverno ambiental e pandêmico de Bolsonaro causa “crise de reputação” para o Brasil no exterior

reputação

Depois de dois anos de desmonte ambiental, complementados pelo desastre que tem sido a resposta à pandemia, a imagem do Brasil de Bolsonaro no exterior poucas vezes esteve tão ruim. No Estadão, Célia Froufe destacou os resultados de um estudo feito pela consultoria Curado & Associados sobre a percepção internacional do país nos últimos tempos. Segundo a análise, 92% de 1.179 textos publicados em veículos estrangeiros ao longo de 2020 apresentaram um viés negativo sobre o governo Bolsonaro. Numa escala de -5 a +5, a imagem brasileira ficou com -3,38. Entre as percepções mais predominantes sobre o atual governo na imprensa estrangeira, destacaram-se “incompetente” e “vulnerável”. Já no aspecto ético, o adjetivo mais frequente foi “irresponsável”.

O desprestígio internacional do Brasil sob Bolsonaro já causa problemas para a política externa e o comércio exterior do país. O acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, tido como o resultado mais importante da diplomacia brasileira no atual governo, segue obstruído entre os países europeus por causa do aumento do desmatamento e das queimadas na Amazônia. “Se não houver avanços [na redução do desmatamento], não será possível assinar esse acordo”, afirmou o embaixador da UE no Brasil, Ignacio Ybáñez. “Vamos continuar exigindo esses avanços até que haja resultados concretos. O Brasil sabe o que precisa ser feito”.

Ontem (11/2), mais de três semanas após a posse do novo governo dos EUA, aconteceu o 1º contato oficial entre Washington e Brasília, com uma conversa entre o novo secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, e o chanceler Ernesto Araújo. Segundo o Itamaraty, a conversa foi “excelente” e serviu para identificar uma “ampla agenda de ação conjunta” entre os dois países, com destaque para as “questões do clima e meio ambiente”. CNN Brasil, Folha e O Globo repercutiram a conversa entre Blinken e Araújo.

Nas últimas semanas, grupos dentro e fora dos EUA vinham pressionando Biden a adotar uma postura mais contundente contra o Brasil por conta da situação da Amazônia. No entanto, a Casa Branca deve evitar confrontos imediatos com o país, mas não afasta a possibilidade de manifestações mais duras no futuro caso a Floresta siga sendo devastada. Segundo o Valor, parlamentares brasileiros estão trabalhando para evitar que o azedume político entre Brasil e EUA coloque em risco o acordo de salvaguardas tecnológicas com os EUA e da base de lançamentos espaciais de Alcântara (MA). Isso porque a base foi um dos alvos do dossiê encaminhado a Biden na semana passada por ambientalistas e acadêmicos, com recomendações para suspensão do acordo por conta dos impactos sofridos por Comunidades Quilombolas na região.

 

ClimaInfo, 12 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)