Texas abaixo de zero: frio e tempestade causam blecaute histórico no berço do petróleo 

Texas nevasca

Os EUA vivem mais uma crise causada por um evento climático extremo. Dessa vez, o epicentro do desastre é o Texas, que registrou nos últimos dias as temperaturas mais baixas em décadas, com fortes nevascas. De acordo com meteorologistas, as baixas temperaturas e as tempestades de neve no sul dos EUA estão associadas ao aquecimento no Ártico: com as temperaturas mais altas no Polo Norte, o ar frio que se concentraria nessa região está sendo empurrado para regiões mais ao sul. Bloomberg e Guardian destacaram a análise de especialistas sobre a relação entre o frio incomum no Texas e o aquecimento do Ártico.

Para piorar, o frio intenso causou interrupções na rede de distribuição de energia elétrica, deixando ao menos dois milhões de pessoas sem eletricidade. A queda da energia no Texas já é o maior blecaute forçado da história dos EUA, informou a Bloomberg. O NY Times informou que as áreas mais afetadas pelas quedas de energia no Texas são – surpresa! – aquelas habitadas por comunidades de baixa renda e de minorias raciais marginalizadas.

Como praticamente tudo nos EUA em 2021, a crise no Texas virou argumento na polarização política. Líderes republicanos acusaram a geração eólica de energia, que foi prejudicada pelo congelamento das turbinas aéreas, como a principal culpada pelo blecaute. Como o Guardian destacou, canais conservadores como Fox News aproveitaram esse discurso para martelar contra os planos climáticos do governo Biden e condenar as fontes renováveis de energia por sua “falta de confiabilidade”. Do outro lado, os democratas refutam a acusação e argumentam que falhas nos sistemas de gás natural, carvão e energia nuclear foram responsáveis por quase duas vezes mais interrupções do que as renováveis. Associated Press e Independent também repercutiram a partidarização do blecaute texano e o festival de fake news promovido por negacionistas do clima contra as fontes renováveis de energia.

De todo modo, destacou a Reuters, o apagão no Texas diz mais sobre a falta de planejamento das empresas responsáveis por geração e distribuição de eletricidade no estado do que sobre o desempenho de determinada fonte de energia. Na mesma linha, a Forbes ressaltou que esse episódio é mais um indício da falta de atenção do setor elétrico nos EUA com os riscos climáticos.

 

ClimaInfo, 18 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)