“Boiada” na Comissão de Meio Ambiente da Câmara: as conexões entre Carla Zambelli e Ricardo Salles

Zambelli e Salles

A deputada bolsonarista Carla Zambelli (PSL) deve ser confirmada nesta 6ª feira (12/3) como a nova presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados. Sem qualquer intimidade com a pauta ambiental, a única coisa que Zambelli tem em seu favor é a proximidade com o ministro Ricardo Salles, a quem defendeu intransigentemente nos últimos anos. No De Olho nos Ruralistas, Luís Indriunas escavou as conexões políticas da dupla Zambelli e Salles e encontrou um elo curioso: a empresa de papel e celulose Suzano. Na última campanha eleitoral, a deputada recebeu doações do empresário Jorge Feffer, um dos controladores da companhia. A Suzano também esteve no centro do processo que resultou na condenação em primeira instância contra Salles, acusado de alterar de maneira irregular o plano de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Várzea do Rio Tietê durante sua gestão como secretário de meio ambiente do governo Alckmin em São Paulo: a empresa foi uma das beneficiadas pela decisão de Salles. Feffer também financiou o Movimento Endireita Brasil, fundado e liderado por Salles antes de entrar no governo paulista.

A reportagem também destacou a proximidade de Zambelli com o atual secretário de assuntos fundiários do ministério da agricultura, o ruralista Luiz Antônio Nabhan Garcia. A deputada manteve em seu gabinete o irmão do secretário, Maurício Nabhan Garcia; já Nabhan empregou o irmão de Zambelli, Bruno Zambelli Salgado, no Incra.

Em tempo: A deputada Aline Sleutjes (PSL-PR) foi eleita ontem presidente da Comissão de Agricultura da Câmara. Ela já deixou claro que uma de suas prioridades será passar o PL da grilagem.

 

ClimaInfo, 12 de março de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)