Pará lança versão estadual do Fundo Amazônia

Fundo Amazônia Pará

O governo do Pará lançou nesta 4ª feira (10/3) um edital de chamamento público para selecionar uma organização da sociedade civil para fazer a gestão do Fundo da Amazônia Oriental (FAO), uma iniciativa que pretende captar diretamente com doadores internacionais recursos para financiar atividades de conservação florestal e desenvolvimento sustentável na região amazônica. A iniciativa é uma resposta à paralisação do Fundo Amazônia, causada por entreveros de Ricardo Salles com os governos doadores de Alemanha e Noruega. Sem esses recursos, diversos projetos ficaram comprometidos, sem acesso aos recursos. Segundo o governo paraense, o objetivo é facilitar a implementação de projetos e ações de combate ao desmatamento e promoção de atividades econômicas sustentáveis – um contraponto claro à política empreendida pelo governo federal sob Bolsonaro e Salles. Giovana Girardi deu mais detalhes no Estadão.

Em tempo 1: Os 27 países da União Europeia se reúnem nesta 5ª feira (11/3) para discutir as opções de compromissos adicionais que deverão ser exigidos do Mercosul para facilitar o processo de aprovação do acordo comercial entre os blocos. Segundo Assis Moreira no Valor, a Comissão Europeia quer destravar a ratificação do acordo pelos países europeus e, para isso, pretende apresentar uma proposta que contemple as preocupações sobre os eventuais impactos ambientais do comércio entre os dois blocos, especialmente o desmatamento na Amazônia. No entanto, a oposição ao acordo segue forte dentro da UE, encabeçada pela França e Áustria.

Em tempo 2: O INPE divulgou ontem as primeiras imagens captadas pelo satélite brasileiro Amazônia-1. Lançado na semana passada depois de quase 30 anos de desenvolvimento, o equipamento pretende apoiar as atividades de monitoramento espacial, em particular o desmatamento na Floresta Amazônica.

 

ClimaInfo, 11 de março de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)