Ambientalistas lançam campanha milionária para pressionar agenda verde de Biden nos EUA

16 de março de 2021

Organizações ambientalistas dos EUA lançaram nesta semana uma campanha publicitária para pressionar o governo de Joe Biden e o Congresso a avançarem com um plano trilionário para impulsionar a ação climática e a transição energética. Ela visa aproveitar o ímpeto da aprovação recente do pacote econômico de US$ 1,9 trilhão, na semana passada, para posicionar a questão climática como a próxima prioridade política nos corredores do poder em Washington. NBC News e The Hill deram mais detalhes.

A Casa Branca ainda está esboçando uma nova estratégia climática nacional, que deverá ser divulgada no próximo mês antes da cúpula climática convocada por Biden para celebrar o Dia da Terra, no dia 22 de abril. Como o tabuleiro partidário no Congresso não é confortável para Biden – os democratas possuem maioria estreita nas duas Casas – o governo ainda quebra a cabeça para decidir quais ações serão tomadas através de decreto executivo e quais deverão ser submetidas para discussão no legislativo. Um dos pontos que devem ser mais contenciosos nesse plano será a forma como o governo pretende financiar o novo plano climático. Segundo a Bloomberg, um dos caminhos que estão sendo explorados pela Casa Branca é aumentar os impostos de empresas e pessoas físicas de alta renda – algo visto como heresia entre a oposição republicana e até mesmo alguns democratas mais moderados.

Em tempo 1: O tom mais duro da época da campanha eleitoral ficou para trás, mas o relacionamento entre Biden e Bolsonaro ainda não é de confiança mútua. Como Daniela Chiaretti destacou no Valor, o pragmatismo tem sido a palavra de ordem no diálogo bilateral, especialmente pelo lado dos EUA. No entanto, esse mesmo pragmatismo não dá espaço para que o governo Bolsonaro tergiverse sobre questões delicadas como a do desmatamento da Amazônia pelos próximos dois anos. Ela ouviu Nicholas Zimmerman, ex-diretor do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca para o Brasil na gestão Obama e hoje  diretor da Columbia University, para quem o silêncio sepulcral com que os americanos têm tratado os encontros com o governo brasileiro é indício de que não se sensibilizarão com peças de propaganda.

Em tempo 2: A deputada Deb Haaland tornou-se ontem (16/3) a primeira liderança indígena dos EUA a assumir um cargo ministerial no governo norte-americano. Membro do povo Laguna, Haaland foi a primeira indígena a ser eleita para o Congresso dos EUA em 2018 pelo estado do Novo México e, agora, assumirá o comando do Departamento do Interior. No ano passado, ela encabeçou uma declaração de parlamentares do país contra a aprovação do projeto de lei de regularização fundiária no Brasil. NY Times, Washington Post e Reuters destacaram a aprovação de Haaland pelo Senado e sua posse.

 

ClimaInfo, 17 de março de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar