Projeto de ferrovia causa polêmica ambiental no sul da Bahia

ferrovia Fiol

Governo, empresas e comunidades estão em lados opostos na discussão sobre um projeto de ferrovia no sul da Bahia. Por um lado, o poder público e as companhias responsáveis pelo empreendimento defendem o projeto, prometendo empregos e geração de renda para uma região pobre. Por outro, ambientalistas, pesquisadores e proprietários rurais locais refutam o projeto, apontando para o risco dele destruir um dos últimos trechos de Mata Atlântica preservados no estado. Daniela Chiaretti abordou esse conflito no Valor e destacou a preocupação dos moradores da região com a construção de um trecho de 500 quilômetros da ferrovia conhecida por Fiol, que pretende ligar a produção de grãos do oeste baiano até o litoral, no porto de Ilhéus. A ferrovia também pretende facilitar o escoamento de uma mina de ferro e manganês localizada no sertão da Bahia, que é outro foco de preocupação local: uma análise de autoridades ambientais do estado assinalou que o empreendimento tem “alto potencial poluidor”. Moradores de Guanambi, município próximo à mina, reclamam que não houve consulta pública à comunidade e, com os desastres de Mariana e Brumadinho em mente, temem eventuais acidentes.

O Valor também destacou os problemas enfrentados pelo conglomerado Eurasian Group Resources (ERG), com sede no Cazaquistão, proprietário da Bahia Mineração (BAMIN), empresa responsável pela mina. Nos EUA, a ERG está sendo investigada pelo Departamento de Justiça por acusações de corrupção, sonegação fiscal e queima de arquivo. Já a BAMIN também é alvo de polêmica, com denúncias de irregularidades.

Em tempo: O ministro Alexandre de Moraes suspendeu na última 2ª feira (15/3) a eficácia da Lei 13.452/2017, que alterou os limites do Parque Nacional do Jamanxim e criou a Área de Proteção Ambiental Rio Branco, no Pará. Aprovada durante o governo Temer, a lei facilitou o andamento do projeto da Ferrogrão, ferrovia que pretende ligar a região de Sinop (MT) ao porto de Itaituba (PA); com as mudanças, o projeto permitiu que o traçado da ferrovia incluísse um trecho que atravessaria Jamanxim. O Metrópoles deu mais detalhes.

 

ClimaInfo, 17 de março de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)