Combate ao desmatamento na Amazônia: governo autoriza apoio da Força Nacional ao ICMBio até outubro

13 de abril de 2021

Com o fim da Operação Verde Brasil 2, o governo federal decidiu prorrogar a autorização para o uso da Força Nacional de Segurança Pública para o apoio às operações do ICMBio na Amazônia. De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União nesta 2ª feira (12/4), a Força Nacional pode colaborar com a proteção de Unidades de Conservação federais na Amazônia Legal por mais 180 dias, até 8 de outubro. Além do apoio armado, os soldados da Força Nacional oferecem apoio logístico aos agentes de segurança do ICMBio – o que é bem-vindo, considerando as condições cada vez mais espartanas do órgão, com orçamento reduzido, estrutura sucateada e pessoal desmoralizado. A prorrogação foi destacada pela Agência Brasil, CNN Brasil e Poder360, entre outros.

Enquanto a Força Nacional segue na Amazônia, as Forças Armadas se despedem das operações de combate ao desmatamento. Em meio à explosão recente dos índices de destruição florestal, o ministério da defesa preferiu fazer um recorte mais temporal mais específico para “celebrar” os resultados da operação. De acordo com a pasta, citando dados do INPE, os alertas de desmatamento na Floresta Amazônica caíram 19,15% entre agosto de 2020 e março de 2021 na comparação com o mesmo período entre 2019 e 2020. Curiosamente, esse recorte deixa de fora os meses de maio, junho e julho do ano passado – período em que os militares já estavam presentes na região e que registrou aumento expressivo do desmatamento.

 

ClimaInfo, 14 de abril de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar