Bolsonaro ignora dados recentes e usa resultados ambientais de governos anteriores para exigir dinheiro

Bolsonaro ignora dados

Em seu discurso na Cúpula Climática, Bolsonaro voltou a justificar a demanda brasileira por recursos internacionais para o meio ambiente sob o argumento de que o país fez muito nas últimas décadas para reduzir o desmatamento. Isso é, no mínimo, curioso: o atual presidente e seus aliados têm ojeriza a qualquer coisa que remeta às administrações anteriores no Brasil, em particular os governos do Partido dos Trabalhadores.

Em conversa com André Borges no Estadão, a ex-ministra Izabella Teixeira apontou a ironia de Bolsonaro querer ganhar dinheiro às custas do sucesso obtido por governos anteriores no combate ao desmatamento, mesmo depois de dois anos com números crescentes de devastação ambiental no Brasil. Na mesma linha, Míriam Leitão ressaltou n’O Globo os dados citados por Bolsonaro sobre as emissões de carbono evitadas nas últimas décadas com o combate ao desmatamento, sem identificar quem foi o responsável por isso. “Os 7,8 bilhões de toneladas a menos emitidos – que ele citou – foram conquistas dos ministros nos governos do PT, Marina Silva, Carlos Minc e Izabella Teixeira que derrubaram o desmatamento entre 2004 a 2012, de 27 mil km2 até 4,5 mil km2. Ele, Bolsonaro, só fez aumentar. Para 10 mil quilômetros quadrados em 2019 e 11 mil no ano passado”.

Eliane Cantanhêde também assinalou esse ponto no Estadão, destacando que a fala presidencial ignora solenemente tudo aquilo que o atual governo fez desde que tomou posse em 2019. “Ao destacar a vanguarda brasileira na questão climática, Bolsonaro silenciou sobre seu governo e teve que recorrer às vitórias e avanços conquistados pelo país em décadas”, escreveu. “Só faltou enaltecer, nominalmente, Marina Silva, Izabella Teixeira…”.

Falando em ex-ministros, Marina Silva e Rubens Ricupero escreveram no Guardian sobre a falta de vontade política de Bolsonaro em retomar as estratégias bem-sucedidas de combate ao desmatamento. “O que falta ao governo não é dinheiro, mas um compromisso com a verdade”. O UOL destacou trechos desse artigo. Para O Globo, Marina também comentou sobre o discurso de Bolsonaro, junto com outros ex-ministros.

 

ClimaInfo, 23 de abril de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)