Depois de boom no ano passado, empresas de energia eólica enfrentam cenário mais incerto

10 de maio de 2021

O ano de 2020 foi mágico para o setor de energia eólica em todo o mundo, com um desempenho histórico em termos de geração elétrica e de valorização das indústrias. No entanto, como destacou o Financial Times, o primeiro trimestre de 2021 foi um tremendo balde de água fria na cabeça dessas empresas. O resultado financeiro do setor nos primeiros três meses do ano foi muito aquém da expectativa, o que derrubou o valor das ações de muitas “queridinhas” do mercado eólico, como Orsted, Vestas e Siemens Gamesa.

Para especialistas financeiros, o movimento é natural, já que os ganhos registrados no ano passado foram muito além das estimativas iniciais; com a normalização do mercado energético, era esperado que houvesse uma queda neste ano. Ainda assim, o setor está preocupado com a reverberação dessa desvalorização no médio prazo, especialmente no que diz respeito à oferta de capital para investir na expansão dos negócios. Outra preocupação é o aumento do preço de matérias-primas importantes para a fabricação dos geradores eólicos, que pode “estrangular” as empresas em um momento de alta na demanda por essa tecnologia.

Em tempo: Um relatório do Banco Mundial revelou que a queima de gás natural associada à exploração de petróleo caiu em 2020, impulsionada pela desaceleração da indústria petrolífera causada pela pandemia. Segundo o Global Gas Flaring Tracker, a queima global de gás caiu 5% no ano passado – de 150 bilhões de metros cúbicos em 2019 para 142 bilhões. No entanto, o total de gás desperdiçado pelas indústrias petroleiras seria suficiente para abastecer a demanda dos países da África subsaariana, por exemplo. Os EUA foram responsáveis por 70% do declínio global no período, com uma queda de 32% na queima de gás entre 2019 e 2020. Além dos EUA, outros seis países seguem respondendo sozinhos pela maior parte (40%) do gás desperdiçado – Rússia, Iraque, Irã, Argélia, Venezuela e Nigéria. O NY Times repercutiu os dados dessa análise.

 

ClimaInfo, 11 de maio de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar